sábado, 21 de agosto de 2010

O Sentido Da Musica


Rock, Samba, Jazz, Blues, Country, Ska, Reggae, entre outros.

O nosso tempo está repleto de vertentes musicais e isso graças a miscigenação de culturas pelo mundo e aos grandes gênios da música mundial. Mas a música vem perdendo o sentido a algum tempo. Hoje em dia temos que conviver com tantas culturas musicais que não sabemos mais o que ouvir. E mais do que isso, cada vez mais rótulos aparecem e os fãs perdem a vontade de curtir.

Qual é o sentido da música?

Os engraçadinhos podem dizer audição, mas não é só isso.

Pode-se dizer que a música tem vários sentidos, dentre eles oferecer entretenimento e expressar sentimentos são os mais básicos, mas hoje em dia esse não é o sentido principal para a grande maioria dos músicos do mundo. A grande verdade é que atualmente o sentido da música (sempre falando da grande maioria) é o movimento Caça Níquel.

Não tem como comparar a verdadeira música erudita com as baladas manjadas e a sonoridade rasa das músicas de hoje em dia. Poucos músicos no mundo ainda se preocupam com a boa sonoridade e a balada de fácil compreensão e entretenimento garantido. Um produtor musical quer saber o gosto popular, o que a massa quer ouvir, e como nossa massa de cultura altíssima adora repetições e sons estranhos, é nisso que nossa base vai se apoiar.

No Brasil é difícil dizer que as músicas são feitas para o povo, pois na verdade toda a receita de bolo vem do exterior, e para os Brasileiros (grande maioria) tudo que vem do exterior é melhor, então não é preciso de muita coisa para deixar o povo feliz e entretido. Mas nem tudo que é entretenimento tem que ser apelativo!
A música reflete diretamente, até mais que as outras artes, o nível da cultura de um país. Aqui no Brasil, por exemplo, vemos gêneros totalmente sem sentido, onde as letras se referem a qualquer coisa, e o público simplesmente adora! E porque? Porque é difícil interpretar uma música com conteúdo.

Nos países de cultura social mas avançada, o máximo de lixo nas músicas é o famoso “shake that ass” que, claro, logo é importado para cá. Mas mostra que existe esse tipo de música em todos os lugares.
Além de se interpretar o que uma boa letra quer mostrar, também existe o fato de sentir a música. Sentir a música é aquele sentimento de quando ouvimos uma música, e só por aquele primeiro pedaço da introdução, já nos causa arrepios. Pode ter certeza que era aquela a vontade de quem a escreveu. E isso é um dos sentidos da arte: Expressas um sentimento.

Existem muitos fatores que merecem o apoio de todos nós, e a música é um dos meus favoritos. Então não comprem CDs ou DVDs piratas (é caro? É. Mas bujão de gás também é e você não compra genérico) vá a shows em pequenas casas, onde o monstro do modismo e da mídia ainda não tocaram (por enquanto) e apóiem as apresentações dos músicos que querem reconhecimento pela sua música em mídias sociais, pois nada é melhor do que recomendar um banda e a pessoa gostar. Você se sente padrinho daquele novo fã.

A música brasileira é boa, então apóiem também!

Nenhum comentário: