sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Deca-Durabolin

ECA-DURABOLIN
Solução injetável para administração intramuscular

APRESENTAÇÃO:

DECA-DURABOLIN 25
Embalagens com 1 ampola de 1 mL
DECA-DURABOLIN 50
Embalagens com 1 ampola de 1 mL
USO ADULTO E INFANTIL

COMPOSIÇÃO:
Cada mL ampola contém 25 mg ou 50 mg de Decanoato de Nandrolona.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

DECA-DURABOLIN injetável deve ser conservado em local fresco e ao abrigo da luz. Seu
prazo de validade é de 5 anos a partir da data de fabricação (marcado na embalagem externa).

Não usar medicamento com prazo de validade vencido, pois o seu efeito não será o desejado.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS
CRIANÇAS

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
DECA-DURABOLIN deverá ser administrado por injeção intramuscular profunda, devido ao seu veículo oleoso.
NAO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

CARACTERÍSTICAS:

DECA-DURABOLIN é um preparado anabólico injetável. Após a injeção, o decanoato de nandrolona é gradualmente liberado do depósito intramuscular e subseqüentemente hidrolizado em nandrolona. A duração de ação é de cerca de 3 semanas.
O perfil anabólico do DECA-DURABOLIN foi estabelecido em estudos metabólicos realizados em humanos. Esses demonstraram os efeitos anti-catabólico e poupador de proteína como também os efeitos favoráveis no metabolismo do cálcio (em casos de excreção) e aumento da massa óssea na osteoporose.

DECA-DURABOLIN é pouco provável de causar efeitos androgênicos (como por ex. virilização), nas doses recomendadas. A dissociação de efeitos androgênicos e anabólicos parece estar associada com a presença ou ausência da enzima 5-alfa-redutase em tecidos contendo receptores androgênicos. Pela 5-alfa-redução, a nandrolona passa a 5-alfa-dihidro-nandrolona, e essa se liga mais fracamente ao receptor androgênico do que à nandrolona.
O reverso aplica-se à testosterona e a 5-alfa-dihidro-testosterona. Isso explica o efeito relativamente forte de nandrolona nos tecidos destituídos de atividades 5-alfa-redutase (por ex. tecido muscular) comparado ao efeito relativamente fraco nos tecidos com atividade alta de 5-alfa-redutase (por ex. próstata). A nandrolona é metabolizada no fígado. Foram identificadas na urina os seguintes metabólicos: 19-Norandrosterona, 19-Norepiandrosterona e 19-Nortiocolanolona, porém não foram demonstrados seus efeitos farmacológicos.
DECA-DURABOLIN pode ser usado como um coadjuvante para terapias específicas e medidas dietéticas, em condições patológicas várias, caracterizadas por um balanço nitrogenado negativo. Resultados favoráveis têm sido obtidos com DECA-DURABOLIN como um adjuvante para nutrição parenteral. Em pacientes osteoporóticos, DECA-DURABOLIN tem demonstrado um aumento do teor mineral ósseo, detenção da perda óssea e uma redução do índice de fraturas. DECA-DURABOLIN também produz um notável alívio dos sintomas clínicos da osteoporose, em particular da dor dorso lombar.

INDICAÇÕES:

- Como adjuvante para terapias específicas e medidas dietéticas em condições patológicas caracterizadas por um balanço negativo de nitrogênio (por ex. durante doenças debilitantes crônicas, durante terapias prolongadas com glicocorticóides, após grande cirurgia ou trauma).
- Osteoporose - 50 mg cada 2-3 semanas
- Para tratamento paliativo de casos selecionados de carcinoma mamário disseminado em mulheres. - 50 mg cada 2-3 semanas

POSOLOGIA:

- Adultos:
25-50 mg cada 3 semanas
- Crianças:
mais de 30 Kg: 15 mg de cada 3 semanas
20-30 Kg: 7,5 - 10 mg cada 3 semanas
10-20 Kg: 5,0 - 7,5 mg cada 3 semanas
menos de 10 Kg: 5,0 mg cada 3 semanas

OBS.: Para um efeito terapêutico favorável, é necessário administrar doses adequadas de vitaminas, minerais e proteínas em uma rica dieta calórica.

ADMINISTRAÇÃO:

DECA-DURABOLIN deverá ser administrado por injeção intramuscular profunda.

CONTRA-INDICAÇÕES:
- Gravidez;
- Suspeita ou casos confirmados de carcinoma prostático ou mamário no homem.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS:
- Se aparecerem sinais de virilização, a descontinuação do tratamento deverá ser considerada.
- Pacientes portadores das seguintes condições deverão ser monitorados:
* Insuficiência cardíaca manifesta ou latente, disfunção renal, hipertensão, epilepsia ou enxaqueca (ou história dessas condições), desde que os anabólicos esteróides podem, ocasionalmente, induzir a retenção de líquidos.
* Diabetes, desde que os anabólicos esteróides podem aumentar a tolerância à glicose e diminuir a necessidade de insulina ou outras drogas antidiabéticas.
* Crescimento estrutural incompleto, desde que os anabólicos esteróides em altas doses podem acelerar o fechamento das efífises. Carcinoma mamário e metástases ósseas, desde que os anabólicos esteróides podem induzir hipercalcemia e hipercalciúria nestes pacientes.
* Disfunção hepática.

EFEITOS COLATERAIS:

Altas doses, tratamento prolongado e/ou administração muito freqüente podem provocar:
- Virilização, que aparece em mulheres sensíveis, como rouquidão, acne, hirsutismo e aumento da libido, em meninos pré-púberes, como um aumento da freqüência de ereções e aumento fálico, em meninas, como um aumento dos pêlos pubianos e hipertrofia clitoriana. Rouquidão pode ser o primeiro sintoma da alteração vocal que pode resultar num duradouro e algumas vezes irreversível engrossamento da voz.
- Amenorréia e inibição da espermatogênese.
- Fechamento epifisário prematuro.
- Retenção de água e sal.


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MéDICA
Reg. MS 0171.0008
Farm. Resp.: Afonso M. M. Mendes - CRF SP 8390
Akzo Nobel Ltda. - Divisão ORGANON
Rua João Alfredo, 353 - São Paulo - SP
C.G.C. 60.561.719/0007-19 - Indústria Brasileira
Fonte: Bula contida na caixa do medicamento

Nenhum comentário: